top of page

Colchão de molas ou de espuma: qual o melhor?

Atualizado: 7 de out. de 2021



Preparamos algumas dicas para você na hora de escolher o seu colchão!


Essa dúvida pode ser comum, na hora de comprar um colchão novo. O certo é que antes de realizar a compra, o ideal é conhecer as suas diferenças e, por fim, analisar os custos benefícios. Para uma melhor experiência e conforto.

Afinal, segundo estatísticas, nós passamos quase 24 anos das nossas vidas, dormindo. Isso mesmo! Mais precisamente, 23 anos, 9 meses e 7 dias. Levando em conta oito horas de sono diárias e a expectativa de vida no país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é hoje de 71,3 anos.

Fica claro que a qualidade do nosso sono reflete em nossa saúde e bem estar ao longo dos anos.


Vamos às diferenças! Ressaltando que não se pode afirmar qual o melhor, mas sim, analisar as características de cada um. A escolha, no entanto, deve levar em consideração as necessidades de cada usuário.


E as vantagens do Colchão de Espuma?


É, de longe, o mais conhecido. Possui o menor preço entre os modelos disponíveis. Por ser um pouco mais denso, oferece melhor sustentação para coluna. Sendo uma boa opção para quem sofre com dores nas costas somado a busca por menores preços.

Lembrando a necessidade de verificar a qualidade e procedência dos materiais que compõe o colchão.

Nós da "Lojas Colchão & Saúde", comercializamos apenas produtos certificados pelo INMETRO, órgão que regulamenta a fabricação de colchões. Garantindo assim a tranquilidade na hora de comprar o seu colchão.

Não esquecendo de consultar a tabela do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), que indica o colchão mais apropriado para cada peso.


Confira:

  • D18: ideal para recém-nascidos e crianças até 3 anos;

  • D23: pessoas de até 60 kg;

  • D28: pessoas de até 80 kg;

  • D33: pessoas de até 100 kg;

  • D45: pessoas de até 150 kg.


Vale ressaltar que não há problema em escolher uma densidade maior do que aquela indicada para o seu perfil. O contrário, entretanto, nunca é indicado!

*Em caso de colchão casal, levar em consideração o maior peso entre os usuários.


Após definida a densidade da espuma ideal para o seu peso, chegou o momento de escolher o modelo. Para isso, analise quais são as suas necessidades(tamanho, altura, estampa, etc...). Vamos falar de algumas tecnologias? Assim como estamos em constante evolução, a industria de colchões tem investido cada vez mais em produtos inovadores para melhorar a qualidade do seu sono.


Espuma viscoelástica


Sem dúvidas, a espuma viscoelástica é uma das principais tecnologias atuais. A espuma foi desenvolvida pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para ser utilizada nos assentos dos astronautas. Quando chegou ao mercado, o sucesso foi imediato.

O material possui inúmeros benefícios, sendo que o principal deles é a capacidade de adaptar-se perfeitamente ao formato do corpo. Dessa forma, ele proporciona um encosto perfeito para a cabeça e para o pescoço. Ao mesmo tempo, a tecnologia é capaz de ativar a circulação sanguínea, eliminando os pontos de pressão que comprometem o sono.

Isso é possível pois o retorno da espuma é lento, onde a pressão exercida pelo corpo durante o sono é reduzida. Como consequência, temos uma melhora significativa na circulação do sangue, evitando formigamentos e outros incômodos durante a noite.

E uma maior durabilidade da espuma se comparado a outros tipos. Assim, a tecnologia evita os incômodos buracos que aparecem no produto após um certo tempo de uso.


Tecido com fibra de bambu


Os colchões produzidos com fibras naturais possuem inúmeras vantagens, como uma melhor circulação de ar e absorção da umidade. Por isso, os modelos feitos com viscose de bambu merecem destaque pelo seu alto desempenho.

Os colchões fabricados com o bambu auxiliam no controle da temperatura corporal, possibilitando um maior conforto aos usuários em todas as estações do ano. Além disso, o tecido com viscose de bambu absorve até quatro vezes mais umidade se comparado com outros materiais.

Desse modo, a tecnologia evita que o corpo fique suado nos dias mais quentes. É preciso destacar, contudo, que o colchão não retém a umidade, apenas a absorve.

Duráveis, os produtos confeccionados com bambu são especialmente indicados para as pessoas que se preocupam com o meio ambiente ou possuem alguma alergia: o material é sustentável e antialérgico, mantendo longe as bactérias.


Dentre outras! Caso queira saber mais sobre essas e outras tecnologias, deixe um comentário no fim do post.


Colchões de Molas


Sua maior vantagem em relação aos de espuma, é, sem dúvida, a durabilidade e dependendo do modelo, o conforto. Dentre os diversos tipos existente. Vamos enfatizar os mais conhecidos e comercializados.

As molas bonnel e molas pocket, mais conhecida como molas ensacadas.


Molas Bonnel


Um dos tipos de colchão de mola mais populares devido a seu menor custo se comparado a outros modelos de mola.

Os modelos bonnel se baseiam no uso de uma estrutura formada por várias molas de aço interligadas umas às outras. Apesar de fornecer uma base firme, confortável e durável, nesses modelos, a pressão ao mover provoca barulho e faz toda a sua extensão se movimentar, o que vai ser um problema caso o uso da cama seja divido com mais alguém.


Molas pocket ou molas ensacadas


Os colchões desse tipo utilizam uma tecnologia de confecção em que cada mola age de forma individual. Se amoldando ao corpo. Proporcionando um melhor conforto, mesmo os usuários que se movem muito durante o sono. São ensacadas individualmente.

Esse é o modelo de molas mais indicado para colchões casal, queen ou king size, já que não haverá interferência de uma pessoa na região ocupada por outro usuário.

Observe a imagem de demonstração:













Então? Gostou das dicas? Deixe seus comentários.


Você pode conferir toda nossa linha de colchões de espuma e molas disponível no site "Lojas Colchão & Saúde" com condições especiais para você.

29 visualizações0 comentário
bottom of page